Lilypie Fourth Birthday tickers

30.1.06

Consulta

Marquei a consulta à ginecologista. Não há nada de errado comigo, aparentemente. Apenas a menstruação, que há alguns meses tem vindo de forma irregular, e este mês está atrasada denovo. De qualquer forma, sinto as cólicas habituais e uma dorzinha nos seios, sinais de que logo a menstruação vem. Minha intenção é pedir indicação de pílula, assim me protejo melhor e regularizaro a mentruação. A consulta foi tranqüila, ela receitou a pílula mas pediu que eu não tomasse ainda, só quando a menstruação vier. Pediu um exame de BHCG, por precaução, e uma ultra. Amanhã faço o exame de sangue.

27.1.06

Quinta semana

Tive alguns enjôos de manhã, na hora de ir pro estágio. Achei que fosse do calor, que está insuportável ultimamente. A fome aumentou, e uma sensação de cansaço constante. Bocejo o dia inteiro...

Acontece que ainda não sabia que estava grávida. Segunda-feira está marcada a conculta à ginecologista, e vou falar com ela sobre o atraso da menstruação (já faz quase uma semana).

20.1.06

Quarta semana

Hoje é feriado no Rio, então não fui trabalhar. Engraçado como são as coisas: combinei com a Bíola de doar sangue. Fomos até o Antônio Pedro, superdispostas a doar, mas a Vigilância Sanitária ainda não autorizou que o HUAP faça a coleta. Ficamos um tanto decepcionadas, mas tudo bem.

Sorte de isso ter acontecido. Grávidas não devem doar sangue. E eu já estou na quarta semana pela contagem médica(ou duas semanas de gravidez, efetivamente).

13.1.06

Sintomas...

A menstruação deveria vir no final desta semana. Marquei uma consulta com a ginecologista pro dia 30, porque não é a primeira vez que atrasa. Pensava em pedir a ela uma pílula. Foi o que ela fez: me receitou um anticoncepcional, mas por via das dúvidas, pediu um exame de sangue B-HCG e uma ultrasonografia, pra ver se está tudo bem com meus ovários (o motivo dos atrasos poderia ser algum problema com os ovários ou o útero).

Não há motivos pra me preocupar, já que alguns sintomas da chegada da menstruação estão ativos: seios doloridos, uma cólica chatinha, cansaço, humor (bastante) alterado.


Mal sabia eu do que estava acontecendo:
"No final desta semana as células do zigoto se multiplicam enquanto ele caminha pela trompa, dando origem a uma minúscula estrutura (cerca de 0,2 mm de diâmetro - 5 vezes menor que a cabeça de um alfinete) que consiste de várias células agregadas em torno de uma pequena cavidade cística denominada blastocisto. Assim que o blastocisto adentra a cavidade uterina inicia-se a fase de implantação, ou seja, o futuro bebê vai procurar o melhor lugar do revestimento uterino para se instalar. O sítio ideal de implantação se situa na parede posterior do corpo uterino na direção da coluna da mãe. Essas células dividem-se em dois grupos - um para formar a placenta outro para formar o bebê. O blastocisto é capaz de "cavar" o revestimento uterino - esse processo é denominado implantação."
Fonte: Gravidez passo a passo

6.1.06

O início da aventura

Começa aqui nossa aventura, nossa vida nova. Pela contagem médica, estamos com duas semanas. É a semana da concepção.

" Nesta semana o embrião em desenvolvimento está caminhando pela trompa em direção ao útero. O zigoto começa a se dividir formando 2, 4, 8, 16 e várias células agrupadas de forma esférica. Durante essas divisões passaram-se o 2º, 3º, 4º e 5º dias após a concepção. No final desta semana ou no início da próxima vai começar o processo do embrião se ligar ao revestimento uterino (implantação), e nesse momento ele recebe o nome de blastocisto. Durante a implantação do blastocisto no útero pode haver um pequeno sangramento vaginal. Não se alarme, isso é normal. No entanto, a grande maioria das mulheres não percebe que a implantação está começando." - Fonte: Gravidez passo a passo.
Um tanto acadêmica, mas é essa a explicação do que está acontecendo comigo.