Lilypie Fourth Birthday tickers

24.2.06

Noivado


Luís me fez "passar tempo" durante quase 8 horas com a desculpa de que estava preso na ponte, no engarrafamento do carnaval. Pois bem, desde as 2 da tarde fiquei andando pelos shoppings, fazendo hora.

Lá pras 9 da noite ele diz que está chegando em casa, pra eu ir pra lá. Tínhamos combinado de contar pra Nilma sobre a gravidez hoje, mas pelo horário eu já tinha desistido...

Quando cheguei no prédio, ainda esperei mais um pouco na portaria, e Luís ligou pro meu celular, dizendo que estava no mercado mas que eu subisse, porque ele tinha deixado a porta aberta.

Que surpresa mais linda!! Música no fundo, um caminho de pétalas de rosas, 50 bilhetinhos, uma carta apaixonada, um pedido de casamento... num envelopinho a cópia das chaves de casa, e num potinho preto de veludo as alianças... chorei feito boba, emocionada com a surpresa linda que recebi! Depois uma travessa de frutas, um vinho tinto (que tomei só uma tacinha, porque o bebê ainda não gosta dessas coisas), nosso amor celebrado.

Nove semanas


"Nesse último estágio de desenvolvimento embrionário, todas as estruturas externas e internas essenciais estão presentes.

A cabeça está ereta e arredondada. O ouvido externo está completamente desenvolvido. Os olhos estão fechados e a retina completamente pigmentada. As pálpebras começam a se unir e estão somente meio fechadas. As terminações para o Sentido do Paladar começam a se formar na superfície da língua. Os dentes primários estão no estágio de cápsulas. Os ossos do pálato estão começando a se fundir. O plexo nervoso do couro cabeludo atinge o vértex da cabeça.

Os intestinos começam a se acomodar na cavidade abdoninal.Os genitais externos ainda são difíceis de se reconhecer.Os membros superior e inferior estão bem desenvolvidos. Os dedos das mãos se tornam mais longos e os dos pés se separam e tornam-se distintos.Uma membrana de células achatadas, a precurssora da membrana superficial da pele, substitui o fino ectoderma do embrião. A cauda já desapareceu.

Em resumo, o embrião pode medir de 20 a 26 mm e pesar cerca de 2,0 g. Os rins assumem a forma final, o sistema urogenital diferencia-se e as células germinativas migram para futura transformação em ovários ou testículos. A virilização da genitália externa ocorre nos embriões de sexo masculino.Ao término dessa fase o embrião aumentou o peso cerca de 50 vezes. Os principais sistemas estão integrados e formados.23,0 a 26,0 mm é o tamanho do embrião."

Fonte: Gravidez Passo a Passo

23.2.06

Um milhão de coisas passando pela cabeça. Normal. Eu, morrendo de vontade de ficar bem barriguda logo. Tá, eu tô gorda, mas nunca quis ficar assim. Só que agora eu quero. E muito. Não vejo a hora de exibir um barrigão!

Passo o dia enjoada. Isso é um saco. Todos os cheiros me embrulham o estômago: café, pão quente, perfume, gasolina. Insuportável. Umas dores de cabeça me acompanham ultimamente, mas nada demais. E um sono... um sono daqueles de querer dormir o dia todo...

Mamãe agora não larga do meu pé. No bom sentido. Faz vitamina de manhã, embrulha fruta pra eu levar pro trabalho, liga perguntando se já almocei e o que comi. Papai vai mais devagar, fica olhando meio de rabo de olho. Perguntou se eu tô passando creme na barriga, porque precisa. Ele vai com mais calma.

19.2.06

Vovô João e Vovó Cândida

Não seria fácil mesmo contar aos meus pais sobre a gravidez. Até porque não costuma ser fácil contar aos pais de nenhuma menina que ela está grávida, e comigo não foi diferente.

Tia Lúcia, que já sabia de tudo, chegou lá em casa. Ficamos nós cinco (eu, Luís, tia Lúcia e meus pais) conversando. O papo caminhou naturalmente para o meu priminho que passou as férias aqui, e emendei: "e vocês, estão preparados pra ser avós"? Foi um susto, e meu pai na mesma hora ficou branco igual cera. Minha mãe emudeceu.

Depois vieram as perguntas, e as posições deles. Todo mundo disse o que pensava, o que estava sentindo naquela hora. Não foi agradável, mas foi sincero. Com o tempo isso tudo melhora. Já sabíamos que seria preciso um tempo pra se acostumarem com a idéia.

No final das contas, me senti bem aliviada por ter contado logo, e agora ter o apoio deles pra o que vier pela frente.

17.2.06

Oito semanas

"O embrião mede cerca de 12-13 mm de comprimento no início desta semana. A face continua a mudar, aparecem as orelhas, os olhos e a ponta do nariz. Os futuros dentes se desenvolvem sob as gengivas. O coração separa-se em 4 câmaras. Os batimentos cardíacos vistos ao ultra-som são muito rápidos, cerca de 170 batidas por minuto. O diafragma, músculo que separa o tórax do abdome, começa seu desenvolvimento. Os intestinos começam a se formar dentro do cordão umbilical. Os rins começam a produzir urina pela primeira vez. Os cotovelos começam a se formar nos braços e os dedos das mãos iniciam seu desenvolvimento. Os brotos das pernas começam a mostrar os pés e os delicados nós para a formação dos dedos dos pés. Começa a ossificação do esqueleto. No final desta semana o bebê mede cerca de 15 mm e pesa em torno de 0,7 g."
Fonte: Gravidez Passo a Passo

Vovô Riba e vovó Célia

Marcamos com o Ribamar e a Célia no vestibular do chopp, para darmos a notícia. Combinamos por telefone, e quase que nossos planos vão por água abaixo, já que os dois estavam esparramados no sofá, sem a menor vontade de sair de casa...! Mas falei que gostaria muito de conversar com eles, e em menos de dez minutos eles chegaram.

Papo vai, papo vem, Luís diz: "acertei na loteria". Ribamar já estava quase terminando de dar o número da conta bancária dele quando Luís completou: "só que eu esqueci o bilhete premiado em casa... mas o prêmio tá aqui, na barriga da Juliana". Na mesma hora os dois começaram a chorar, felizes com a novidade. Foi muito boa a receptividade deles, e a alegria com a notícia! Daí Ribamar desatou a falar, dar conselhos, perguntar como nós estamos, o que pensamos em fazer, pra quando é o nascimento, será que é menino ou menina, que devemos amar essa criança mais que tudo nessa vida, se eu já marquei pré-natal, que Luís tem que fazer de tudo pra me acompanhar nos exames, e falou mais um tanto de coisas bonitas. Célia não ficou pra trás, e disse que o bebê nos escolheu pra vir ao mundo, e que Deus faz as coisas da maneira certa, que a criança vai ter que chamá-la de vovó de qualquer jeito, e que Pandolfo é um nome lindo!

Fiquei muito feliz com a maneira que foi. Estava um pouco apreensiva, mas tudo correu do melhor jeito possível. Nesse final de semana vamos contar aos meus pais. Sei que vai ser diferente, e um tanto mais difícil pra eles, mas também sei que, passado o susto, eles vão ficar felizes como todos nós estamos.

6.2.06

Ultrasonografia

Hoje foi nossa primeira ultra. Luís está de folga hoje, e pôde me acompanhar. Como eu não sabia que precisava marcar, só fomos atendidos às 11h. Mas isso foi bom, porque tivemos tempo de dar uma volta no Campo de São Bento e conversar. Falamos muito, de como vai ser nossa vida daqui por diante, de como contar aos nossos pais, de algumas dúvidas e medos que temos. A Nanda conseguiu chegar pra consulta também, enquanto esperávamos a hora. E quando a médica chamou, parecia uma festa, a salinha cheia de gente!

A médica foi bem gentil comigo, da maneira que eu gostaria que fosse. Virou o monitor pra mim e pediu pra que a Nanda e o Luís se ajeitassem pra poderem ver também. Ela mediu o bebê da cabeça até a bundinha, e ele já tá bem grandão: tem 6mm! Os batimentos cardíacos estão normais, a 127 batimentos por minuto. Pelo tamanho, o sistema contou 6 semanas e 3 dias, o que bate direitinho com as nossas contas. De resto, comigo também está tudo bem. A médica viu meu útero e os ovários, e depois ficou procurando pra ver se não tinha mais um bebê escondidinho - isso seria bem provável! Mas não, é um só. Um susto de cada vez!!!Assim que eu pegar o exame coloco uma foto do bebê pra ir acompanhando a evolução.

Ah, a maneira correta de contar a gravidez não é por meses, e sim por semanas. E começa desde a última menstruação, e não do dia da concepção. Então, se estou de 6 semanas e 3 dias quer dizer que tenho 1 mês e 3 dias.

No final, despedimos da doutora, que perguntou pro Luís se ele é que era o culpado. O papai não gostou muito do comentário não, e emendou logo: "culpado não, res-pon-sá-vel!" Hehehehe!!

4.2.06

Você vai ser papai

Contei pro Luís. Não dava mais pra adiar, embora eu tenha feito isso o dia todo. De manhã, na casa do Ribamar, foi impossível. E depois fomos pra Itacoatiara, pra casa da Aline e do Broa. A Nanda também foi, todo mundo tava lá.

Chamei o Luís num cantinho e falei. Mostrei o exame, porque ele ficou sem reação. Verdade que também eu fui bastante direta, não dei muitas voltas pra falar. Conversamos muito, muito, nós dois, a Nanda, e pedi que ele não contasse a ninguém ainda. É muito cedo pra todo mundo saber, e ainda nem fiz a ultra. Mas foi inevitável que o Broa soubesse, e eu achei foi até bom. Ele tem um jeito de colocar as coisas, de ficar feliz com as notícias, e isso contagia todo mundo (mesmo que todo mundo fôssemos eu, Luís, Fernanda e ele). Depois o Fred também soube, e ficou segurando o copo na mão sem saber o que fazer (isso no meio do brinde!!). Chegou a ser engraçada a reação dele, e Luís teve que repetir umas duas vezes pra que o Fred aceitasse brindar ao bebê!! Pois bem, é isso. Algumas pessoas já sabem. Mas não quero espalhar pra muita gente antes de contar pros nossos pais.

O exame

Pelo exame, estou com 7.724 mUI/ml, o que significa mais ou menos 6 semanas. Gravidíssima.

3.2.06

Chegada

Luís chegou hoje à tarde. Papai foi internado com pressão alta, a Nanda e a mamãe ficaram com ele e depois fui visitar. Não falei nadinha com o Luís, porque não quero que ele fique preocupado amanhã, sozinho, no trabalho. Sábado eu falo. Mas não resisti e contei pra Nanda. Ela chorou muito... ninguém esperava isso agora.

1.2.06

Tchan-tchan-tchan-tchan!!!!

Liguei. Deu positivo: estou grávida!!! Caramba, e agora? Luís chega amanhã da Bahia, e sexta está de serviço... não dá pra contar assim de um dia pro outro e ficar sem se ver... só vou falar pra ele no sábado. Um turbilhão de coisas na minha cabeça, e eu sozinha sem poder falar pra ninguém... não quero que ninguém saiba antes dele. Caramba, que doideira... Não faço nem idéia do que fazer, de como agir...

Beta-HCG

Fiz o exame. Fui sozinha, de manhã cedinho. Dá um certo desconforto, porque não tenho a mínima suspeita de estar grávida. Mas dá pra ficar com a pulga atrás da orelha... Pego o resultado na sexta, mas já dá pra saber hoje mesmo, de tarde. Vou ligar pra saber, porque a ansiedade é grande!!