Lilypie Fourth Birthday tickers

31.3.06

Quatorze semanas

"O feto mede cerca de 14 a 15 cm de comprimento e pesa em torno de 40 a 60 gramas. Começa a fazer movimentos respiratórios - inspiração e expiração. Os olhos e ouvidos continuam a se desenvolver e a assumir suas posições definitivas. O pescoço está se alongando e o queixo ainda repousa sobre o tórax. As mãos estão se tornando funcionais e o bebê começa a aprender a movê-las (mais como um reflexo do que por vontade). Nesse ponto, nosso pequeno ser recebe todo seu alimento da placenta. Você deve tentar ouvir o coração do bebê com aparelho de "Doppler". Não se assuste se não conseguir ouvir, um exame de ultra-som pode confirmar a presença dos batimentos cardíacos do bebê."
Fonte:Gravidez Passo a Passo

24.3.06

Falando com o próprio umbigo

Até então eu não conversava com meu bebê. Eu sei que ele escuta tudo que as pessoas falam, por isso até me sinto desconfortável quando passo em ruas muito barulhentas. Deve ser muito ruim pra ele. E deve ser muito bom quando alguém passa a mão na minha barriga e fala palavras carinhosas, porque mesmo que ele não entenda as palavras, com certeza entende a intenção.

Pois bem, eu não conversava com meu bebê até hoje. Não sentia muito que tinha alguém vivo em mim. É muito estranho estar grávida, você passa a ser duas pessoas. Só que no começo você só sabe disso, não sente isso. Daí que depois da ultra de hoje, depois que eu vi meu bebê com carinha de bebê mesmo, daí agora eu fico igual maluca, conversando com a minha barriga, fazendo carinho nela, porque agora dá pra sentir, muito muito muito certo, que tem uma criancinha aqui dentro, que é minha e do Luís e depois de mais um monte de gentes, e que essa criaturinha aqui (bem aqui na minha barrigona) quer e merece muito carinho, musiquinhas de ninar, ouvir que a mamãe te ama. E eu tô achando isso a coisa mais maravilhosa do mundo!

Translúcida nucal

Entre 11 e 14 semanas dá pra fazer uma ultra que se chama translúcida nucal. É um exame comum, como a primeira ultra, só que nesse período já dá pra ver um bebê, não mais aquele borrão que foi a primeira ultra. Aí (como chama translúcida...), tá tudo meio transparente, e dá pra ver os ossinhos, o estôago, o coração... E o médico faz uma medição da nuca, e por essa medição dá pra saber mais sobre a saúde do bebê.

Caramba, eu tava doida pra fazer a próxima ultra. Sei que não tem nada dizendo que faz mal fazer um monte de ultras, mas também não tem nada dizendo que não dá nada, então o que os médicos recomendam é uma a cada mês (acho que é essa a média). Só que depois que você vê a primeira vez, ouve o coração, sabe que tem um ser vivo ali na sua barriga (não só pelos enjôos de manhã, peito e barriga crescendo, tonturas, vertigens, fome desesperada etc etc etc...), cara, depois disso você fica doida pra fazer toda semana e acompanhar bem de pertinho o crescimento do teu bebê! Daí que eu não via a hora de fazer a segunda ultrasonografia!!

Ok, não pra ver muito bem o coração nem o estômago, mas os ossinhos eu vi direitinho! E a coluna vertebral também! E como o bebê mexia!!! Esticava as perninhas, brincava com as mãos, não parou um minuto. Não sei se a câmera incomodou um pouco, ou se meu filhote (ou minha filhota) é inquieto mesmo. Mas tem um pé imenso, e todas as medidas bem grandes pra idade que está. Até a médica assustou, disse que é um bebê grandão. Puxou mesmo o pai, porque eu sou muito baixinha. Gravamos tudo numa fita, vou gravar todas a partir de agora. Deixei o filme com a vovó Nilma, pra ela mostrar pro tio Gugu. Depois pego pro pessoal ver (tia Nanda, vovô Riba e vovó Célia, e claro, o papai, que tá viajando e não pôde ir dessa vez).

Treze semanas

"Enquanto o bebê continua a crescer, começam a se formar as cordas vocais. A face parece cada dia mais e mais humana. Os olhos começam a se mover para ficarem juntos na frente da face assumindo sua posição normal e definitiva. É possível agora determinar o sexo do bebê, olhando para os genitais externos, se estivermos olhando bem de perto (através do ultra-som o sexo pode ser determinado com certeza em torno da 16ª semana). Os intestinos já estão completamente no interior do corpo do bebê; o fígado começa a secretar a bile e o pâncreas começa a produzir insulina. O bebê mede cerca de 13 a 14 cm no final desta semana(dos pés à cabeça) e pesa cerca de 30 gramas."
Fonte: Gravidez Passo a Passo.

21.3.06

Abraçando o vaso

Foi só eu desligar o telefone depois de falar com a Célia e dizer que estava tudo bem, que os enjôos passaram, que tenho me sentido muito bem... que corri pro banheiro. Vomitei até não poder mais. Achei que essa fase já tivesse passado, e eu impune sobre ela, mas não. Espero só que não seja freqüente...

17.3.06

Doze semanas

"Nessa fase quase todos os órgãos e estruturas do feto estão formados. Eles continuarão a crescer e desenvolver até o parto. Os dedos das mãos e pés já se separaram e os pêlos e unhas iniciam o seu crescimento. Os genitais começam a assumir seu aspecto final feminino ou masculino. O líquido amniótico começa a se acumular à medida que os rins do bebê começam a excretar urina. Os músculos das paredes intestinais começam a se movimentar - é o peristaltismo intestinal - contrações no interior do intestino que ajudam na digestão e movimentação dos alimentos. O bebê mede cerca de 9 a 11 cm (da cabeça aos pés) e pesa em torno de 20 gramas."
Fonte: Gravidez Passo a Passo.

13.3.06

O pessoal da ECO

A Gabi era a única pessoa da ECO que sabia da notícia. Eu quis reunir todo mundo, fazer um brinde, sei lá, juntar o pessoal no sujinho, mas não deu. Aí fui contando assim meio devagarinho. Fábio soube e ficou muito feliz, Maressa fez um escândalo (como seria mais que previsível!!). Pedi segredo pra que depois eu contasse aos outros, mas foi quase como falar: agora colem cartazes pela faculdade!

Vinícius me encontrou no dia seguinte e tentou fingir que não sabia. Depois que "contei" a novidade, a reação foi a mais fingida. Ele não seria um bom ator!! Hehehehe!! Mas ficou todo empolgado, e agora não me deixa sossegada, toma conta da minha alimentação e torce pra que seja um menino.

Leal também ficou sabendo por conversas, assim como a Aline, e pra Laura a Ana Letícia contou. Ou seja, o pessoal da noite também já sabe. E as meninas da comissão de formatura. Pra Raquel eu falei por telefone, não tá dando pra gente se ver. Combinamos de nos encontrar lá na ECO pra conversar, colocar as fofocas em dia. Só falta agora o Thiago, que já sabe da gravidez pela Nanda, pra completar a turma toda.

10.3.06

Onze semanas

"A partir de agora o bebê é chamado de feto. A parte mais crítica do desenvolvimento já terminou. Esse é um período de rápido crescimento e desenvolvimento, e o bebê tem cerca de 26 mm de comprimento no início da semana, atingindo cerca de 50 mm no final da mesma. O bebê pesa em torno de 10 gramas no final dessa semana. A cabeça do bebê representa metade de seu tamanho. As pálpebras se fecham e se fundem e as íris começam a se desenvolver. Em algum momento dessa semana ou da próxima, o sangue começará a circular entre o bebê e o útero. A placenta começa a funcionar como tal."
Fonte: Gravidez Passo a Passo.

8.3.06

Dia Internacional da mulher

Recebi este e-mail da Lúcia, minha chefe, depois que ela soube da gravidez:

Jú,
O texto, ainda, não se encaixa 100% pra você. Não fique triste, pois logo após a chegada do bebê você estará completamente dentro.

Mulherão
Pede para um homem descrever um mulherão...
Rapidamente ele irá falar do tamanho dos seios, na medida da cintura, no volume dos lábios, nas pernas, bumbum, cor dos olhos, ou dizer ainda que um Mulherão tem que ter 1,80m, ser loira, siliconada...
Agora, pergunte a uma mulher o que ela considera mulherão e você descobrirá uma em cada esquina.

Mulherão
É aquela que pega quatro ônibus para ir e voltar do trabalho e quando chega em casa encontra uma casa bagunçada, uma família morta de fome e ainda precisa dar atenção e saber como foi o dia dos filhos .
É aquela que vai de madrugada para a fila para garantir a matrícula na escola ou aquela aposentada que passa horas no banco para receber uma minguada pensão do INSS.
É quem volta do supermercado carregando várias sacolas depois de ter pesquisado preços e feito malabarismo com o orçamento curto.
É aquela mãe de adolescente que não dorme enquanto ele não chega.
É quem cria filhos sozinha, quem da expediente de oito horas enfrentando TPM, menopausa, cólica...
É quem leciona em duas, três escolas, faz todo o serviço da casa e aos sábados e domingos vende bijuterias e roupas íntimas...
Lumas, Brunets, Carlas, Sheilas, Brunas, Julianas, Lúcias, mulheres nota 10 no quesito lindas de morrer, mas mulherão mesmo é aquela que mata um leão por dia.

E ai MULHERÃO o que anda fazendo?

Já matou o seu leão hoje?

Contando da gravidez no estágio

Pois é, já estava ficando insustentável. A Lúcia já tinha me perguntado algumas vezes se eu não estava grávida, já que eu comentei com ela sobre o atraso na minha menstruação...

Contei a ela sobre a gravidez, e qual não foi minha surpresa de ela ficar super feliz, e me dar muito apoio!! Disse que meu estágio seguiria normalmente até o final do contrato (que vai até julho), e que nada me impediria de trabalhar com ela. Quis saber de quantos meses estou, pra quando é o bebê, se estou enjoando, se estou feliz, como Luís e meus pais reagiram... enfim, foi ótimo!

Hoje mesmo duas meninas vieram falar comigo, porque a Lúcia já contou pra algumas pessoas! Foi bom, agora já posso falar do assunto que mais gosto também no trabalho!

6.3.06

Preparativos pro casório

Nossa, não imaginava que casar dava tanto trabalho e tanta despesa!! É muita coisa pra decidir, e temos pouco tempo. O casamento está marcado pro dia 20 de maio, mas ainda não confirmamos o horário. Cada hora preferimos uma coisa, manhã, tarde ou noite!!

Os convites, pelo menos, já vimos. De certa forma, porque não tem nada pronto. Só o modelo e a gráfica mesmo, mas precisamos comprar os papéis e pensar nos dizeres.

Ainda falta: decidir o horário, tipo de recepção, local, lista de convidados, vestido de noiva, arranjo de cabelo, chá de panela/cozinha... haja tempo!

3.3.06

Ainda dando a notícia...

Ainda estamos dando a notícia da gravidez. Na verdade a grande maioria das pessoas não sabe do bebê. Hoje teve uma festa na casa do Gustavo, foi aniversário dele. Os meninos da confraria souberam da gravidez no sábado antes dos meus pais, mas depois veio o carnaval e até então ninguém tinha me visto "grávida". As meninas, conseqüentemente, souberam logo depois dos garotos, e também era a primeira vez que me viam. Foi uma festa só!! Todo mundo passando a mão na minha barriga, dando os parabéns, perguntando se é menino ou menina...

Aproveitamos pra contar pra mais pessoas: Fabíola, Beta, Rafinha, Marcellão, Gustavo. Luís ligou de madrugada pra falar com Pedro Ivo, que estava de plantão e não deve ter entendido nada...

Pra mim o mais legal foi a recepção do tio Gugu, que agora quer porque quer que seja um menino, pra poder ensinar a jogar futebol e tocar violão!!!

Dez semanas

Hoje completamos dez semanas. Dois meses de convivência. Esse bichinho anda me dando muito enjôo, tirou minha cervejinha, já me fez engordar... mas em compensação, me deu uma turbinada!! hihihi!!

Ando louca de vontade de fazer a próxima ultra, pra saber como ele está! Pelo site que acompanho, o bebê já mede uns 28mm (mais que d-o-i-s centímetros, tá?!!) e pesa uns 2g. Enoooorme, como vocês podem presumir!