Lilypie Fourth Birthday tickers

31.5.06

Ultrasonografia morfológica II

Outra ultrasonografia morfológica. Dessa vez o bebê colaborou, e deu pra ver tudo o que o médico queria. Só o sexo que eu pedi pra não saber, já que Luís e eu queremos surpresa!

O médico perguntou se eu quero parto normal ou cesariana. Respondi que quero normal, e ele disse que minha placenta está na melhor localização. Eu nem sabia disso, de localização de placenta, mas achei a notícia ótima! Falou também pra eu fazer exercícios pra ter condições físicas de ter parto normal.

Fora isso, tudo bem com o filhote. Pesa uns 500g e mede mais ou menos 27cm (quase uma régua escolar!!), com 158 batimentos por minuto.

26.5.06

Lua-de-mel

Paradinha rápida pra falar da viagem e do bebê.

Lua-de-mel é a coisa mais gostosa que já inventaram, depois do amor e da sensação de estar grávida. A serra gaúcha é um paraíso, friozinho, hortências por toda a estrada, vales e cânions, rios de água clara, passarinhos multicor cantando livres nas janelas. Come-se muito, e comida gostosa: pães, broas, cucas, geléias, cozinha alemã, italiana, gaúcha. Bebe-se vinho dos melhores vinhedos, e o passeio às vinículas é um capítulo à parte (e metade do seu bolso se esvai pagando pelo licor dos deuses).

Sobre o bebê, não parou de me chutar um só minuto, quase não me deixa dormir. Todo mundo fala da barriga, que está linda (e eu concordo!). Aproveitamos pra fazer umas fotos nos cânions, que parecem coisa de filme. Não há quem não comente do bebê e deseje saúde à criança que vai chegar. Essa é uma das melhores partes de estar grávida. Parece impossível às pessoas chegarem perto da barriga e não esboçarem, ao menos, um sorriso. O desejo de felicidade e saúde quase sempre vem seguido. E é muto bom ter tantos votos de coisas boas pro meu nenêm!

Vinte e duas semanas

"O bebê: pesa quase meio quilo, ainda muito magrinho, porém muito desenvolvido. Mede cerca de 26 cm da cabeça aos pés. Os cílios e as sobrancelhas estão agora formados e o cérebro começa a crescer rápido (um crescimento que dura até os 5 anos de idade após o nascimento). Se ele é um menino, seus testículos começam a descer da pelve para a bolsa escrotal. As pernas se aproximam do comprimento proporcional final em relação ao corpo.

A futura mamãe: no final desta semana estaremos completando o 5º mês de gravidez. Seu útero está cerca de 3 cm acima do umbigo. Você deve estar ganhando peso de uma forma mais estável e constante. O peso extra pode começar a incomodar suas costas. Use sapatos de salto baixo e evite ficar sentada ou deitada por longos períodos de tempo. Quando sentada, use um suporte para manter os joelhos mais elevados que o quadril."
Fonte: Gravidez Passo a Passo

19.5.06

Serenata

Como de costume na minha família, fizeram uma serenata pros noivos. E foi linda a que prepararam pra nós. Os amigos mais próximos estavam lá, cantando músicas românticas, dançamos uma valsa no gramado, nos despedimos de nossa vida de solteiro e celebramos nossa futura vida de casados. Foi lindo, lindo!!

Vinte e uma semanas

"A fase de crescimento rápido começa a reduzir. Os cílios e o couro cabeludo tornam-se mais visíveis e o feto pisca mais freqüentemente. O lanugo cobre completamente o corpo, embora seja mais concentrado em torno da cabeça, pescoço e face. O feto já pode sugar dentro do útero. O coração cresce muito nessa fase e os batimentos cardíacos tornam-se mais fortes. Os testículos dos fetos masculinos descem da pelve para a bolsa escrotal. As pernas estão atingindo sua proporção relativa ao corpo. Os braços e pernas movem-se com mais força, enquanto os músculos se tornam mais fortes. O esqueleto torna-se mais endurecido. A força das mãos acentua-se. Pesa cerca de 400 gramas e mede em torno de 23 cm da cabeça aos pés."
Fonte: Gravidez Passo a Passo

18.5.06

Últimos preparativos

Vou sumir por uns tempinhos, essa semana está mais que corrida! Últimos preparativos pro casamento e pra lua-de-mel. Luís já chegou de viagem, o que me deixa mais calma, já que aqui ele pode ajudar, mais do que em João Pessoa.

Pelo que vimos até agora, está tudo nos conformes. Vestido pronto, buffet acertado, música, capela, o padre já está em casa, flores, bolo, docinhos, pessoas chegando. Vai dando um friozinho na barriga, mais de vontade de casar do que ansiedade ou medo de que o noivo não apareça (até parece!!).

O bebê está crescendo, às vezes dá a impressão de que ele quer roubar a cena do casamento, tão grande a barriga!! Mas está linda, e eu fico feito boba fazendo pose em frente ao espelho!

15.5.06

Ultrasonografia morfológica

Fomos eu, mamãe e Nanda no laboratório fazer a ultrasonografia morfológica. Nesse exame, o médico explicou, a gente mede todos os órgãos do bebê, e vê se tá tudo formadinho (palato, coluna, bexiga, estômago, intestinos, pulmões, rins, enfim, tudo). Demora quase uma hora, e na verdade todas as ultras deveriam ser assim, mas por causa dos planos de saúde e questões financeiras (imagina passar uma hora em cada exame por dia com cada gestante...), eles reduziram e agora só fazem a ultra completa entre a vigésima e a vigésima sétima semanas.

Pois bem, fomos lá fazer a ultra. E não é que o bebê estava de costas?! Não virou nem por um decreto, parecia até emburrado porque o pai não estava lá (essa foi a explicação que o Luís deu...!!). Vou ter que fazer de novo, porque coração e face foram impossíveis de serem vistos... ai ai... como se eu não gostasse de ver meu filhote/minha filhota na telinha...!!

14.5.06

Dia das mães

Dia das mães duplo em casa! Minha mãe e eu comemorando!! :o)
Ainda não sou mãe, assim, de verdade. Estou no estágio de treinamento... mas já é como se fosse!! Almoçamos na casa da Ariany, nossa vizinha.
Obs.: último final de semana solteira!! No próximo domingo já serei uma mulher casada!!

12.5.06

Vinte semanas

"Estamos na metade do caminho da gestação e o bebê dorme e acorda como um recém-nascido. Os cabelos do couro cabeludo começam a se formar. A presença dos pêlos temporários, denominados de "lanugo", aparecem na cabeça. O lanugo cai na segunda semana após o nascimento, permitindo o crescimento dos finos pêlos do couro cabeludo. As sobrancelhas começam a se formar. O vérnix (que consiste de pele morta, células do lanugo e óleo das glândulas sebáceas) está agora completamente formado e visível, cobrindo a pele."
Fonte: Gravidez Passo a Passo

8.5.06

Prova de vestido e menos de duas semanas

Fiz a prova do vestido, e agora já na próxima ele deve estar pronto. Caramba, faltam menos de duas semanas pro casamento! Foi tudo feito meio que num atropelo, mas tá tudo indo bem. Músicas, ornamentação, vestido, farda, festa, lua de mel... ufa!! Casar dá trabalho!!! E não vejo a hora de entrar na Igreja...!!

5.5.06

Dezenove semanas

"Esse é um período de intenso crescimento. Mede cerca de 20 cm dos pés à cabeça e pesa cerca de 300-320 gramas. Juntamente com o lanugo, forma-se o "vérnix caseoso" na pele de seu bebê. O vérnix é uma substância parecida com "requeijão cremoso" que protege a pele do feto - imagine como iria ficar a sua pele se você passasse nove meses dentro d'água! O feto tem períodos de sono e alerta intermitentes. Dorme mais ou menos por uma hora e acorda mais ou menos por uma hora. Ele também pode ter uma posição favorita para dormir. Os ovários do feto feminino já contêm os ovócitos primários, ou seja, todos os óvulos que a mulher terá durante toda a sua vida. O útero do feto feminino está também completamente formado. Um tipo de gordura marrom (coloração dada pelo crescimento capilar) cobre o pescoço, tórax e virilhas. A placenta continua a crescer e a nutrir o bebê. Ela está completamente formada e cresce em diâmetro, embora não aumente em espessura."
Fonte: Gravidez passo a passo

Consulta

Adoro ir nas consultas com o Dr. Marcelo. Isso porque ele é um médico bacana, e também porque vou saber um pouco mais sobre o bebê. Minha curiosidade é única e exclusivamente por saber como está o bebê, se tá tudo bem, se tá tudo no lugar.

Papai foi comigo dessa vez. Outra coisa legal do Dr. Marcelo é que ele gosta de conhecer as pessoas que me rodeiam, e sempre pergunta pelo Luís. Isso mostra que ele quer ser íntimo (fundamental pra fazer meu parto!). Brincou com meu pai, chamou ele de vovô, mostrou os batimentos cardíacos do bebê...

Falando nisso... ai, é muito bom ouvir o coraçãozinho do meu bebê!!! E saber que tá tudo correndo bem, dentro das previsões. O fundo de útero mede uns 21cm, tamanho certo pra idade gestacional. Tudo às mil maravilhas!!

A ultra é que ficou adiada... queria fazer logo, pra ver o bebê de novo, mas até que foi bom adiar, que dá pra marcar pra quando o Luís voltar da viagem!