Lilypie Fourth Birthday tickers

30.6.06

Vinte e sete semanas

"Durante essa semana o cérebro continua seu rápido crescimento e os pulmões já estão quase completamente desenvolvidos. Os pulmões são capazes de respirar o ar. As ondas cerebrais do feto já se parecem com aquelas de um bebê ao nascimento. As pálpebras começam a se abrir e a retina começa a se formar. Os olhos estão parcialmente abertos e os cílios estão presentes. A sucção e a deglutição melhoram. O corpo fetal possui apenas 2 a 3% de gordura. Os testículos fetais já desceram completamente e estão situados na bolsa escrotal. O feto irá crescer cerca de 1,8 cm, terá cerca de 32-33cm (dos pés à cabeça) e deverá estar pesando em torno de 1100-1200 gramas no final dessa semana.

A futura mamãe: Parabéns! Você acaba de iniciar o último trimestre da gestação. Sua respiração pode estar ficando mais curta. Seu útero tem o fundo situado perto das costelas inferiores e seus pulmões podem ter alguma dificuldade em expandir totalmente. Não se preocupe. Isso não provoca falta de oxigênio para o bebê. Seu sistema circulatório agora já está adaptado a esta situação e é muito mais eficiente que antes da gravidez. São os benefícios de todo aquele mal estar hormonal do início da gestação."

Fonte: Gravidez Passo a Passo

23.6.06

Vinte e seis semanas

"Seu bebê está pesando cerca de 900-1000 gramas e medindo cerca de 31-32 cm de comprimento (dos pés à cabeça). Os vasos sangüíneos começaram a proliferar nos pulmões na última semana, os pequenos sacos de ar pulmonares (alvéolos) terminam sua formação nesta semana. Os pulmões continuam a produzir surfactante (um tipo de substância semelhante ao sabão) que permite a sua expansão durante a respiração. Ao lado do crescimento pulmonar, o cérebro continua a aperfeiçoar a atividade de ondas cerebrais para os sistemas visual e auditivo. A chance de sobreviver aumenta dia a dia a partir de agora. Um bebê nascido nessa fase tem 70 a 80% de chance de sobreviver se for atendido num berçário com boa experiência em prematuros.

A futura mamãe:No final dessa semana você está completando o 6º mês de gestação; está dando adeus ao 2º trimestre da gravidez. Seu útero está cerca de 7 cm acima do umbigo. É freqüente que ele apresente contrações e relaxe rapidamente; não entre em pânico. Você está percebendo as contrações de "Braxton Hicks". Elas são normais, indolores e acontecem em intervalos irregulares. Elas representam um tipo de preparo uterino para o parto, que ainda está longe. Não esqueça que o útero é um órgão muscular, e como tal apresenta discretas e rápidas contrações, sem provocar a dilatação do colo uterino ou parto. Você está se alimentando bem? Você necessita, a partir de agora, cerca de 300 calorias adicionais por dia. Faça as contas para não exceder."
Fonte: Gravidez Passo a Passo

20.6.06

Um mês de casada

Fiz um mês de casada hoje! Eu e Luís!! :o)
Pena que ele não estava aqui pra gente comemorar... mas quando ele chegar a gente comemora, junto com os gols do Brasil!!

Primeira aula de hidro


Fiz minha primeira aula de hidroginástica. Na academia tem hidro geral e pra gestante, o que faz toda a diferença. Foram 5 barrigudinhas que nem eu, e todas estão esperando bebês mais ou menos pra mesma época.

A aula é muito boa, dá um preparo físico bom, tem exercício pra coluna, pras pernas, pra barriga. E tem a fisioterapeuta também... ai, achei a melhor parte!! Ela faz um relaxamento, uns movimentos que a gente nem imagina que podia fazer...!! Agora quero ir sempre, porque a piscina é quentinha e eu gostei muito da aula - acho que o bebê também!

16.6.06

Vinte e cinco semanas

As estruturas da coluna - 33 anéis, 150 juntas e cerca de 1000 ligamentos - começam a se formar. Os vasos sangüíneos dos pulmões estão em franco desenvolvimento e as narinas se abrem. Os pulmões já são capazes de se adaptar à vida extra-uterina (com muita dificuldade e ajuda dos neonatologistas e aparelhos de respiração), pois os alvéolos (sacos de ar) já estão quase totalmente desenvolvidos e começam a produzir surfactante, uma substância que previne que o tecido pulmonar colabe por si só. A boca e os lábios tornam-se mais sensíveis. Os olhos respondem à luz, enquanto os ouvidos respondem aos sons originados fora do útero. Os "germes" dos dentes permanentes aparecem na parte mais posterior das gengivas. Os movimentos reflexos melhoram. As unhas dos dedos das mãos e dos pés continuam a crescer. Ele pesa em torno de 780 a 840 gramas e mede cerca de 30 cm da cabeça aos pés.

A futura mamãe:
Agora seu útero tem o tamanho de uma bola de futebol oficial. O útero em crescimento pressiona suas costas e bacia e isso pode causar crises de dor na região lombar e nas pernas. Se você sente essas dores descanse, mude sua postura e aplique compressas quentes na região dolorosa.

Sinais de parto prematuro: Você conhece alguns sintomas e sinais de parto prematuro? Nunca ignore os seguintes:

- Cólicas parecidas com as do período menstrual (constantes ou ocasionais)
- Dores constantes no baixo ventre Pressão na região pélvica (como se o bebê estivesse empurrando para baixo)
- Cólicas abdominais (com ou sem diarréia)
- Aumento e alteração da consistência do corrimento vaginal (especialmente se ele se torna mucoso como o do período ovulatório)
- Contrações uterinas a cada 10 minutos ou mais freqüentes (podem ser dolorosas
Fonte: Gravidez Passo a Passo

14.6.06

Hidroginástica - a missão

Eu sempre achei hidroginástica esporte de grávida e de velho. Mais de velho que de grávida. Mas aí que eu tenho que fazer algum exercício e como já faz tempo que estou parada, é melhor que eu faça hidro mesmo, que tem menos impacto e blá blá blá.

Achei uma academia que tem hidroginástica pra gestantes. A moça disse que os bebês estão nascendo que nem quiabo. Ó-ti-mo!! É isso que eu quero!! Me matriculei, começa na terça-feira. Agora é arrumar um biquininho pra fazer exercícios, porque maiô não dá e meu biquini não é lá meio apropriado pra coisa.

12.6.06

Dia dos namorados


Fui jantar com Luís na Paludo. Chamamos meus pais pra irem também. Foi muito bom!!! Comidinhas gostosas, limonada suíça, beijinhos carinhosos. Encontramos com Broa e Aline, que comemoravam 2 anos de namoro! Pra variar, fechamos a Paludo!!

9.6.06

Vinte e quatro semanas

O feto ainda é magro e não possui muito tecido gorduroso. O bebê deve ganhar cerca de 80 gramas esta semana enquanto o corpo começa a se tornar mais rechonchudo. Esse ganho de peso é traduzido por músculos, ossos e crescimento dos órgãos e tecidos. As ondas cerebrais fetais começam a ativar os sistemas auditivo e visual. O peso deve chegar a 660 - 700 gramas no final dessa semana. Ele deve medir cerca de 28-29 cm da cabeça aos pés.

A futura mamãe: Entre as semanas 24 e 28 seu médico deve pedir um teste de tolerância à glicose para verificar se você é portadora de Diabetes Gestacional. Seu útero está cerca de 6 cm acima da cicatriz umbilical.
Fonte: Gravidez Passo a Passo

Consulta

Fui no Dr. Marcelo, e ele me deu a maior bronca. Disse que se eu não começasse logo uma hidroginástica e se não voltasse a ter uma alimentação legal eu seria considerada de grupo de risco e minhas chances de parto normal diminuiriam. Tá, metade é pra assustar e metade é realidade. Mas eu prefiro seguir o que ele recomendou à risca.

No mais, bebê saudável, grandão. Ouvimos os batimentos, ele não pára de mexer. Minha pressão tá normal (11 por 7), tudo indo bem.

4.6.06

Sky

Aniversário do Alexandre, pai do Broa e do Marcelo. 50 anos, o cara resolveu faezr como se estivesse num boteco. Então me esbaldei de torresminho e queijo bola. Tinha Antártica Original também, e eu tomei um pouquinho pra não ficar só na vontade.

Daí que no meio da festa chega uma Drag Queen: Sky. Que figura!!! Brincou com todo mundo, zoou tudo, mas sem cair na vulgaridade. Um cara bacana. Perguntou se eu queria normal ou cesária, e quando eu disse normal ele retrucou: Ai, isso mesmo! Quando eu fiz cesária fiquei um mês sem poder trabalhar... hahahaha!!

ps.: depois de tanto torresminho, acho que vou levar uma bronca do Dr. Marcelo...

2.6.06

Vinte e três semanas

Seu bebê pesa cerca de 580 gramas agora. Mede cerca de 27 cm da cabeça aos pés. O corpo torna-se mais proporcional a cada dia e os ossos do ouvido médio começam a endurecer, tornando possível a condução do som. O feto reconhece os sons maternos tais como a respiração, os batimentos cardíacos, a voz e a digestão. Se nascer agora, seu bebê já tem chance de sobreviver, contudo o sistema respiratório ainda está em desenvolvimento. Esperamos que ele fique aí dentro por várias semanas!! Ossos, músculos e órgãos apresentam crescimento estável. Os vasos sangüíneos, ossos e órgãos são visíveis sob uma fina membrana de pele transluscente, rósea e enrugada.
Fonte: Gravidez Passo a Passo