Lilypie Fourth Birthday tickers

29.7.06

Queijos e vinhos

Queijos e vinhos na casa do Gnomo. Todo undo lá, como no ano passado. Os vinhos dessa vez melhoraram, mas o queijo... Ainda bem que comi bastante torradinha antes... :o)

Marcelo mostrou a RolleFlex dele. Fiquei encantada, claro!! Marcamos de afzer um ensaio fotográfico na próxima semana!! Estou ansiosa pra ter fotos da barriga, e fazer um poster bem bonito pra colocar no quartinho do bebê!

28.7.06

Trinta e uma semanas

"O crescimento começa a diminuir um pouco a velocidade, e o cérebro passa por mais um período de rápida expansão. O tamanho da cabeça aumenta à medida que o cérebro em crescimento empurra o crânio externamente, criando mais circunvoluções na superfície. Esse rápido crescimento aumenta o número de conexões entre as células nervosas individuais. A íris torna-se colorida e as pupilas respondem de modo reflexo à luz. Os cabelos crescem e tornam-se mais espessos. O único órgão importante que ainda não está totalmente pronto para o nascimento é o pulmão. As unhas dos dedos dos pés estão completamente formadas. Devido à falta de espaço no útero, as pernas ficam dobradas e encolhidas sobre si mesmas, o que é conhecido como posição fetal. No final dessa semana ele pesa cerca de 1700 gramas e mede em torno de 36-37 cm dos pés à cabeça.

A futura mamãe:Seu abdome pode estar mais dolorido à medida que seu útero vai esticando e aumentando. Ele agora está cerca de 14 cm acima do umbigo, a dez semanas do final. Como os ossos de seu bebê estão cada vez mais duros e fortes, suas necessidades de cálcio são maiores. Assegure-se de uma dieta rica em cálcio, proteínas, ferro e ácido fólico."

Fonte: Gravidez Passo a Passo

25.7.06

Choro à toa

Então que agora, por qualquer motivo, eu choro. Fiquei esperando 5 minutos? Choro. A água do café ferveu? Choro. Tá na hora de dormir? Choro...

Não acreditava que isso fosse verdade, porque até então não tinha acontecido. Mas acho que são coisinhas que vão pesando na nossa cabeça. As trabsformações do corpo mexeram bastante comigo, que nunca fui muito segura nesse quesito. O dúvida da amamentação, o desconhecido do parto, tudo isso ronda minha cabeça e me faz chorar. Luís tem sido bastante compreensivo nesse sentido, e me ajuda a superar os medos e dúvidas. No mais, é levantar a cabeça e encarar de frente o que está por vir!

22.7.06

Festa!!

Fui numa festa uito chique com o Luís. Fiquei toda vaidosa, porque tava toda arrumada! Não é sempre que tem essas festinhas chiques pra gente ir, né, então aproveitamos a ocasião!

Muitos salgadinhos gostosos, e espumante. Não exagerei, mas também não deixei de comer nem beber nada! Muitas pessoas vieram falar conosco, perguntando pelo bebê, pra quando é, se é menino ou menina, esse tipo de coisa. Ficamos atentos com um toque que um casal deu: arrumar logo a mala da maternidade!! Não parece, mas já estamos na reta final!!

21.7.06

Trinta semanas

Nosso pequeno príncipe pesa em torno de 1500 gramas agora. Mede cerca de 39 cm da cabeça aos pés. A superfície do cérebro fetal apresenta um aspecto enrugado com circunvoluções do tecido nervoso. Essas circunvoluções fornecem mais área e maximizam a disposição das células cerebrais. Respiração rítmica e temperatura corpórea são agora controladas pelo cérebro. Aquele lanugo inicial está desaparecendo, exceto nas costas e ombros. As pálpebras se abrem e fecham e as unhas dos pés estão crescendo. O cabelo já está presente. Agora a medula óssea já é responsável pela produção de sangue (tarefa que era realizada pelo fígado e baço anteriormente). A pele torna-se mais lisa e plana à medida que os depósitos gordurosos acumulam-se sob ela. O tecido gorduroso começa a formar "ilhas" de gordura e passa a ser uma fonte de energia.

A futura mamãe: a melhor posição para dormir é deitada sobre o lado esquerdo. A aorta e a veia cava estão situadas um pouco à direita do centro de suas costas; assim, deitando do lado esquerdo, tanto quanto possível, melhora a circulação de sangue em seus órgãos e extremidades, permitindo melhor fluxo sangüíneo ao nível do útero. Você pode encontrar algum problema para conseguir dormir. Tente um daqueles travesseiros de maternidade para colocar sob a sua barriga, ao se deitar de lado, e mantenha a linha da coluna reta com a posição da cabeça. No final desta semana você está completando o 7º mês de gestação."

Fonte: Gravidez Passo a Passo

17.7.06

Doppler

Fiz um exame chamado Dopller. Ele vê as artérias e daí podemos saber se há risco de pré-eclâmpsia (pressão alta) no final da gravidez, e também se o bebê está passando por algum sofrimento.

Tudo ótimo conosco! Como fazia tempo que não nos víamos, pedi ao médico que desse uma "passeada" pela barriga, pra que eu pudesse ver meu bebê. Claro, lembrei a ele que não queria saber o sexo do bebê! Pois bem, o médico não só me deixou ver o bebê, como também fez a ultra em 3D!!

Deu pra ver o rostinho direitinho, perfeito! Infelizmente nenhum plano de saúde cobre essa ultra, por isso ele não pôde imprimir a fotinho... Ficamos com água na boca, mas vou pedir ao Dr. Marcelo que solicite uma ultra em 3D, e se o orçamento permitir, faremos uma!!

Tia Nanda, que estava presente, achou o bebê a minha cara (e a dela, conseqüentemente!!).

14.7.06

Tempo...

Às vezes parece que o tempo passou muito rápido. De repente me dei conta de que faltam mais ou menos umas 10 semanas pro nenêm nascer. A correria da mudança, as caixas pra desmontar e arrumar, isso tudo fez parecer que o tempo voou. E eu preciso tirar mais fotos da minha barrigona, pra depois mostrar pra Luísa ou pro Vinicius como a gente cresceu!

Feira de bebês e gestantes

Está tendo a feira de bebês e gestantes aqui em Niterói. Fui com a Nanda lá, rodamos aquilo tudo. A diferença de preços parece grande. Hoje vou bater perna no centro pra confirmar se realmente vale à pena.

Coisinhas que vi por lá e que preciso decidir logo:
* Carrinho (tem muitas opções de modelos e preços, dá pra ficar perdido só nisso)
* Decoração pro quarto (papel de parede, quadrinhos, painéis...)
* Kit berço bem bonito pra quando o bebê chegar
* Sapatinho vermelho pra saída da maternidade, que garante saúde

No mais, é roupinha e decoração de aniversário, coisas que ainda não tenho pressa pra ver. Mas que os titios e titias de plantão bem podiam dar uma passeada por lá e escolher coisinhas bonitinhas pro bebê!!! ;o)

Vinte e nove semanas

"A cabeça do feto começa a ficar proporcional ao resto do corpo. Ele pesa cerca de 1300 gramas e mede em torno de 37 cm. O acúmulo de gordura sob a pele continua. O cérebro já pode controlar a respiração primitiva e regular a temperatura do corpo; os olhos podem se mover nas órbitas. O bebê se torna sensível à luz, sons, gosto e cheiros. Aqui fica a pergunta: como o bebê pode sentir cheiro dentro do útero? (pergunte ao especialista ).

A futura mamãe: parece que você vai ficar grávida para sempre? Está um pouco mais desconfortável? Nessa fase a azia, a falta de ar, a respiração curta, as cãibras, as hemorróidas, a indigestão, o ressecamento da pele, pioram. O que fazer? Lembre-se de que são sintomas temporários. Enfatize os aspectos positivos da gravidez. Seu médico poderá ajudá-la muito agora. Veja os conselhos para solucionar os desconfortos da gravidez."

Fonte: Gravidez Passo a Passo

10.7.06

Gravidez

Gravidez é estado de espírito. E não tem nada a ver com parto - isso talvez seja o final da coisa. Estar grávida é ser comentada na rua. É ter olhos de crianças esbugalhados sobre sua barriga, que é tocada por todos. É beijo na barrigam, conversa ao pé da barriga, tudo gira em torno da sua barriga - mas não é contigo que estão falando. É insegurança por algo que você ama e não sabe ainda o que é. É tristeza de ver seu corpo mudar, se transformar completamente, mas mais triste é essa tristeza que nada significa quando o bebê mexe e a gente fica toda boba. Gravidez é loucura, tudo miniatura para o futuro. E se eu estivesse mais inspirada, era ainda mais uma porção de coisas.

7.7.06

Vinte e oito semanas

"Seu bebê está crescendo e se desenvolvendo a uma velocidade incrível. As sobrancelhas e os cílios agora estão presentes, e os cabelos estão mais espessos. As pálpebras se abrem e os olhos estão completamente formados. O corpo está mais roliço e rechonchudo. Pesa em torno de 1200-1300 gramas, mede cerca de 35cm da cabeça aos pés. O tônus muscular está melhorando gradualmente. Os pulmões já são capazes de praticar a respiração, mas se o bebê nascesse agora ainda teria muita dificuldade para respirar. Tente falar bastante com ele, pois já é capaz de reconhecer a sua voz.

A futura mamãe: nesse período você pode começar a sentir cãibras nas pernas, hemorróidas, varizes, indigestão ou empachamento após a alimentação, ressecamento da pele, inchaço, azia etc. Seu útero está cerca de 12 cm acima do umbigo; a média de ganho de peso até agora está entre 8 a 12 quilos. Se você ainda não fez um teste de tolerância à glicose para saber se é portadora de Diabetes Gestacional, seu médico poderá pedi-lo nesta semana. Em gestações de baixo risco suas consultas passam a ser quinzenais entre 28-36 semanas; a partir da 36ª semana elas passam a ser semanais. Durante essas consultas, seu médico vai checar a altura uterina, seu peso, pressão sangüínea, análise da urina (para pesquisa de infecção sem sintomas, açúcar e proteínas). Como o parto se aproxima, a posição do bebê é verificada e exames de toque vaginal são feitos para avaliar uma possível dilatação do colo uterino. Se alguma situação de alto risco é detectada (pré-eclâmpsia ou hipertensão induzida pela gravidez, Diabetes Gestacional, Placenta Prévia, Infecção Urinária etc.), seu médico precisará de visitas mais freqüentes para melhor acompanhamento da sua saúde e do bem estar do bebê.

Fonte: Gravidez Passo a Passo

5.7.06

Dores...

Senti umas dores muito chatas no baixo ventre... Liguei correndo pro Dr. Marcelo, e ele disse que é normal. Mas dói muito quando eu levanto ou quando me mexo de noite. A explicação, a grosso modo, é que o bebê tá dando cabeçadas perto da bexiga (por isso tantas idas ao banheiro!) e daí faz doer a barriga. E isso agora é até o finalzinho da gravidez... muito chato... :(