Lilypie Fourth Birthday tickers

25.8.06

Festa!!

Hoje a comemoração foi com a família e os amigos! A Nanda chegou de Friburgo, e fomos todos jantar num restaurantesinho gostoso que inaugurou há pouco tempo. Passei a manhã toda fazendo o bolo - minha estréia nessas veredas!! E parece que agradou! O brigadeiro, nem se fala! Foi logo devorado pelos marmanjos!!

Do restaurante fomos comemorar o aniversário do Marcellão, que está de aniversário hoje mesmo. Pena que o netinho dele não se sentiu bem, e foi só chegarmos pro aniversariante partir... mesmo assim, ficamos ainda até mais tarde brindando aos aniversariantes de ontem e de hoje, e ao bebê!

Trinta e cinco semanas

"A cabeça pode agora posicionar-se na pelve (o feto vira de cabeça para baixo) antes do parto. As gengivas apresentam os sulcos dentários. O sistema gastrointestinal é ainda muito imaturo e permanecerá assim até 3 a 4 meses após o nascimento. Armazena cerca de 15% de gordura e consegue manter a temperatura do corpo. O bebê pesa cerca de 2500-2600 gramas agora! Ele mede em torno de 44-45 cm dos pés à cabeça. O acúmulo de gorduras torna os braços e pernas mais gordinhos nessa semana. Já alcançou tamanho suficiente para ocupar quase todo o útero, e há menos espaço para movimentação. Os membros começam a formar dobras nos cotovelos e joelhos, punhos e pescoço. A pele tem aspecto rosa claro devido à proximidade dos vasos sangüíneos da sua superfície. A placenta representa agora cerca de 1/6 do peso fetal.

A futura mamãe: seu médico pode orientar consultas mais regulares para avaliação do colo uterino (sinais de esvaecimento e dilatação) e da posição do bebê. Seu bebê não pode passar por uma cérvix normalmente fechada. O processo do trabalho de parto envolve afinar e dilatar a cérvix para permitir a passagem do feto pelo canal de parto. Sua cérvix está completamente dilatada ao atingir uma abertura de cerca de 10 cm de diâmetro.

O futuro papai: está tudo bem no terceiro trimestre. A mamãe está pesada e cansada; o papai está nervoso e também cansado. Seus hábitos sexuais devem estar bem mudados. A mamãe continua perseguindo novas posições, mais confortáveis para fazer amor. E se isso é difícil para ela, a qualquer hora, o sexo pode estar confinado às suas fantasias, papai. Então, novamente, vocês não devem estar naquele clima. Cada um é de um jeito. O que você deve fazer se ela não estiver na sua? Fiquem juntos sem ter que fazer o sexo. Dêem uns amassos, segurem as mãos, durmam em posição de colher e se beijem. Faça uma massagem nas costas e permaneça junto dela. Faça alguma coisa especial tipo lixar as unhas dela. Ela já não consegue ver ou atingir os pés, mas gostaria de chegar à maternidade com as unhas aparadas e feitas. Essas pequenas coisas deixarão você mais próximo dela. Contudo, se vocês dois estão no clima, vão em frente e cuidado para não abusar. Sejam criativos nas posições e aproveitem. Mas se o clima não pinta, não forcem a barra. Suas cabeças podem estar tão cheias que são capazes de esfriar a mais ativa libido. E lembrem-se que a maioria dos médicos recomendam abstinência sexual 3 a 6 semanas antes do parto."

Fonte: Gravidez Passo a Passo

24.8.06

Aniversário da mamãe

Hoje é meu aniversário! Luís preparou um jantar maravilhoso pra nós dois, com direito a flores e música! Comemos medalhão e penne ao molho de queijos, com um vinho muito gostoso que trouxemos da lua-de-mel. Uma taça não faz mal a ninguém, viu!!

De manhã cedo ainda meus pais ligaram, e à noitinha dei feliz aniversário pra Nanda, porque temos esse "hábito" de dividirmos o aniversário...!!!

Ah, ganhei também, além do jantar, das flores e do cd, um livro que estava querendo muito, pra me ajudar no trabalho. Dessa vez o dia foi só meu, nada do bebê! hehehe!!

19.8.06

Chá de bebê

Fizemos o chá de bebê! Achei que fosse ser pintada dos pés à cabeça, mas dessa vez me livraram! Ganhamos muitas fraldas (importantíssimo!!) e coisinhas de higiene, além de uma caixa linda da Karina, com um bocado das coisas que precisávamos!

Tia Lúcia deu vários toques pras vovós, que ficaram recordando o tempo em que elas estavam grávidas...! O enxoval agora já está ficando pronto - também, já estamos com 8 meses completos!

Papai vestiu a camisa que o vovô Ribamar deu, com a fotografia da ultra estampada. Estava uma graça!

18.8.06

Trinta e quatro semanas

"O bebê já responde como um recém-nascido, com seus olhos abrindo e fechando durante o ato de dormir e acordar. Há franco o desenvolvimento da imunidade para lutar contra as infecções. As unhas dos dedos das mãos estão atingindo as pontas dos dedos agora. Você deverá cortá-las durante os primeiros dias de nascimento. Ele pesa quase 2,5 quilos e mede cerca de 43 cm da cabeça aos pés.

A futura mamãe: no final desta semana você estará completando o 8º mês de gestação. Você esteve sentindo as contrações de "Braxton Hicks" nas últimas semanas e elas podem ter se intensificado. Elas normalmente não são dolorosas e não possuem uma regularidade. Elas estão preparando o útero para o parto. É hora de selecionar um pediatra para cuidar do seu bebê após o nascimento."

Fonte: Gravidez Passo a Passo

12.8.06

Dia dos pais

Primeiro dia dos pais do Luís! Almoçamos com o pai dele e depois fomos pra casa do meu pai. Luís ganhou uma camiseta com a foto da ultra do bebê, linda linda! E também um macacãozinho de tomar sol escrito: sou do papai. Foi um dia feliz, comemorado como deve ser!

11.8.06

Trinta e três semanas

"Nessa fase o líquido amniótico atinge o seu nível máximo na gravidez. Essa quantidade permanece constante até o final. O rápido crescimento do cérebro aumentou o tamanho da cabeça cerca de 1 cm nessa semana. A gordura continua a se depositar, o que torna a cor da pele do bebê de vermelha para rosa. Ele pesa em torno de 2100-2200 gramas e mede cerca de 41 cm dos pés à cabeça.

A futura mamãe: você está ganhando cerca de 300-500 gramas por semana. Um edema moderado é normal, mas se junto com ele há forte dor de cabeça, visão de pontos brilhantes enquanto repousa, um súbito inchaço em 2-3 dias, especialmente na face, náuseas, vômitos, tonturas e dor abdominal, contate imediatamente o seu médico. Você pode estar desenvolvendo um quadro de pré-eclâmpsia. Para confirmar é necessário fazer a pesquisa de aumento da pressão e a presença de proteínas na urina. Essa é uma complicação muito séria do 3º trimestre da gravidez e deve ser tratada com presteza. No entanto, não se alarme, pois nem sempre esses sintomas são de pré-eclâmpsia."

Fonte: Gravidez Passo a Passo

7.8.06

Ultra 3D

Tentamos fazer a ultra em 3D, mas não deu muito certo. Por causa do tempo (já estamos com 32 semanas), a quantidade de líquido é pequena, e o bebê está muito na "superfície", o que atrapalha a visão. Fora que estava com a mãozinha encobrindo o rosto, o que dificultou ainda mais... mas de qualquer forma estamos gravando as ultras, e é sempre bom saber que está tudo bem com o bebê.

Pela estimativa, ele está com mais ou menos 50 cm e pesa quase 2kg. Um bebezão!

O que me deixa um pouquinho chateada é que ele ainda não virou... se não virar nas próximas semanas, não poderemos ter parto normal...

4.8.06

Trinta e duas semanas

"O feto repousa sobre o útero - não mais flutua. Os olhos se abrem na fase alerta e se fecham durante o sono. A cor dos olhos é geralmente azul, embora a pigmentação permanente ainda não esteja totalmente desenvolvida. A formação final da pigmentação dos olhos (a cor dos olhos) requer exposição à luz e usualmente acontece poucas semanas após o nascimento. O feto começa a desenvolver seu próprio sistema imunológico. As unhas dos dedos das mãos ultrapassam as pontas, e o feto pode se arranhar. Os cabelos continuam a crescer. O bebê está próximo dos 2 quilos e os cinco sentidos estão funcionando. Mede cerca de 38-39 cm dos pés à cabeça. O tecido gorduroso mais claro (menos vascularizado) deposita-se embaixo da pele dando uma aparência mais clara ao feto.

A futura mamãe: você está indo ao médico a cada 1 ou 2 semanas agora. Seu útero está cerca de 15 cm acima do umbigo e está empurrando o estômago para cima, causando azia e empachamento após as refeições. Empurra também o diafragma e os pulmões, causando falta de ar. Começa também a pressionar o reto, causando constipação (intestino preso). Beba bastante líquido e coma boa quantidade de fibras, para aliviar a constipação. Faça uma alimentação fracionada (pequenas refeições com maior freqüência) para aliviar a azia e indigestão. As contrações de "Braxton Hicks" estão mais freqüentes e fortes.

Amamentando seu bebê: Metade das crianças nascidas atualmente recebem aleitamento artificial. O que você fará? Para algumas mães, isso é uma decisão simples; para outras, muito difícil. E pode ser que você mude de idéia assim que o bebê nascer. A melhor coisa a fazer agora é aprender sobre ambas as maneiras de amamentar. Faça uma pesquisa sobre o assunto. Tire opinião com pessoas que já passaram por ambas experiências. Leia a respeito da importância do leite materno, mas não se culpe por não conseguir amamentar no peito."

Fonte: Gravidez Passo a Passo